Instâncias da mente humana, por Freud

Para Freud, o pai da Psicanálise, coincidências não existem diante dos atos falhos que praticamos. Pequenos acidentes, como dizer o nome de outra pessoa ou errar uma determinada palavra, por exemplo, não ocorrem de maneira aleatória. Isso acontece por alguma razão que, muitas vezes, desconhecemos. Afinal, não estamos completamente conscientes de tudo o que acontece conosco.
Freud explica que existem três instâncias mentais:
- consciente
- pré- consciente e
- inconsciente
Essa teoria, chamada de “modelo topográfico” ou “Teoria Topográfica de Freud”, transmite que conteúdos inconscientes ficam reprimidos. Porém, se esses conteúdos passarem pelo teste da censura, eles passam a compor conteúdos pré-conscientes, que podem ser traduzidos à consciência.
Em suma, para Freud, todo comportamento carrega emoções, sentimentos e memórias, ainda que inconscientes. Tudo pode ser trazido à luz, respondendo a muitos questionamentos internos ao passar por esse processo.
A mente humana é realmente incrível e compreendê-la é a chave que desbloqueia muitos de nossos traumas e medos.
A psicanálise é uma ferramenta essencial para auxiliar na libertação e cura de tudo o que nos machuca e faz com que caminhar pareça impossível. Porém, apenas quando decidimos soltar das amarras que nos puxam para trás é que conseguimos enxergar a nós mesmos e todo o nosso potencial.
Deixe um comentário